sexta-feira, maio 27

Mesa educacional- Ludicidade e conhecimento!

A turma do JA vem utilizando a mesa para trabalhar as questões relacionadas ao seu nome. De uma forma divertida, as aprendizagens vão se constituindo, levando-os aodesafiador  mundo das descobertas.
Com ela, as crianças se familiarizaram com a linguagem escrita, encaixando blocos coloridos em um grande painel eletrônico. À medida que são encaixadas , as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador. Dessa forma, as crianças participam de atividades interativas,aprendendo a reconhecer as letras e também a construir seus nomes.
Além destas atividades, as  tuams do M1, M2 e M3 vem explorando os aspectos relacionados a diversos sons, narrações de histórias, desafios, imagens desenhos e tantos outros aplicativos que ela oferece à criança .
 Elas são indicadas para alunos da educação infantil à 4a série do Ensino fundamental, para a Educação especial e para a alfabetização de jovens e adultos.
Confira abaixo alguns clicks destes momentos.











segunda-feira, maio 23

Olimpiadas interbairros 2011!!!

No último sábado tivemos a oportunidade de participar das Olimpíadas Interbairros de Campo Bom.  Todos puderam brincar e desfrutar de divertidos momentos na companhia da família, nossa grande parceira . Participar destes momentos faz com que resgatemos brincadeiras da infância e laços de amizade.











div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">



terça-feira, maio 17

Nosso Jornal !!! Jornal da Galerinha!!!

       Em abril nosso jornal teve sua primeira edição. Além de muita informação sobre os projetos, turmas, atividades, acontecimentos na escola e passatempos, as famílias tiveram a oportunidade de sugerir  nomes para o mesmo,  sendo escolhido atraves de votação . Então, com o maior número de votos, ficou escolhido o nome: JORNAL DA GALERINHA. Agradecemos  a colaboração de todas as familias e convidamos a participarem do espaço "Fala aí familia!"que é destinado aqueles que desejam compartilhar algo.

     No mês de maio, saiu a segunda edição, recheada de novidades, informações, humor, desafios e muita diversão! Em reunião da APMEI, foi definido que o jornal será distribuido para a comunidade da seguinte forma: a cada edição uma rua do bairro será escolhida para receber o jornal que será entregue pelas crianças.




Projeto Arte Educação


Através da arte podemos transformar o meio, acolher a diversidade de formas e cores que nos cercam e através da educação construímos conceitos para usufruir do que produzimos. O trabalho com o projeto de arte e educação está aliado ao projeto de educação ambiental da escola e tenta fazer uso de materiais reutilizáveis para a construção de objetos que venham a contribuir para o aprendizado das crianças, muitos destes materiais são selecionados na quarta-feira, dia em que as crianças trazem lixo reciclável para o PEV. Além das atividades de arte, nossos alunos tem a oportunidade de neste momento cantar e dançar sobre a orientação da educadora, que utiliza o violão para acompanhamento das músicas trabalhadas com os pequenos. O projeto contempla  as turmas do M1, M2, M3 e JA                
Educadora Yeda











segunda-feira, maio 16

Projeto: "No meio ambiente, gente pequena fazendo a diferença"

     A proposta envolvendo as questões relacionadas ao meio ambiente e as ações que podemos ter para cuidar dele, estão contagiando as crianças,  famílias e a comunidade da EMEI Sempre Viva.
     A cada dia, percebemos que o lixo seco está vindo em maior quantidade para a escola a fim de ser encaminhado para o PEV e também ser utilizado no projeto de Arte Educação. A partir de atitudes como esta percebemos que somos agentes na transformação do meio em que vivemos, sendo responáveis por um espaço que proporcione bem estar com o consumo apenas daquilo que realmente necessitamos.

TÍTULO: "No meio ambiente, gente pequena fazendo a diferença"

INTRODUÇÃO

Nos tempos atuais não podemos dissociar a questão da educação ambiental com a contemplação diária do aprendizado das crianças. Somos todos sujeitos de interação com responsabilidades diante dos valores perpetuados, no entanto, é necessário que façamos o resgate ao cuidado com o meio ambiente e talvez, em especial, com o ser humano que precisa se ver enquanto parte deste meio, onde se perceba agente de transformação positiva, buscando aprimoramento para reconstruir o amor pela vida.
JUSTIFICATIVA

É necessário cultivar nas crianças uma consciência ambiental onde possam estar aptos a reconhecer posturas que causem danos a natureza, aprendendo a conservar e a extrair do meio apenas o necessário para sua vida.
OBJETIVOS

Objetivo Geral

Capacitar os alunos e suas famílias para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

Objetivos Específicos

Ter noção sobre a importância da água para nossa vida, de onde vem, como a usamos, qual o seu destino, perspectivas futuras.

Apresentar meios para economizar e usar racionalmente a água.

Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
METODOLOGIA

Reconhecimento do meio; avaliação da escola; conhecimento do bairro (ciclovia); arroio próximo; coleta de lixo pública; verificar onde nós colocamos o lixo produzido na escola; que tipo de lixo a escola produz (sala de aula/refeitório/banheiro); quem é responsável por cuidar desse lixo?; todo o lixo produzido tem que ir para a rua para o caminhão recolher?

Confecção de composteira;

Construção de horta na escola;

Construção de sementeira;

Sugestões de atividades

Passeio em volta da escola, para observar a natureza e o lixo existente;

Trabalho de artes com folhas caídas de árvores;

Cartaz com gravuras sobre o que gostamos na natureza;

Colagem de materiais diversos, encontrados no chão;

Trabalho com o PEV – Ponto de Entrega Voluntária;

Apresentação da seleção de lixo – orgânico e seco

Confecção de composteira

Construção de horta na escola;

Construção de sementeira (Alface, salsinha, cenoura, couve)

Ser auxiliar no cuidado da hortinha ou plantar novas mudinhas;

Reciclagem (tipos de lixo) – Fazer papel machê;

Hora do conto

Musicalidade

Encenação

Instrumentos musicais com sucata;

Reutilizar retalhos para confecção de bolsa para as mães

CRONOGRAMA


O envolvimento da equipe da EMEI Sempre Viva em realizar esta proposta de trabalho se dá através do comprometimento permanente com a Educação Ambiental, trazendo para as suas atividades cotidianas conceitos significativos e palpáveis para as crianças e suas famílias

Data -Atividade desenvolvida

25 de fevereiro de 2011 Construção da proposta de Projeto de Educação Ambiental em Reunião Pedagógica

28 de fevereiro de 2011 Início das investigações junto às crianças

Reconhecimento da estrutura da EMEI Sempre Viva

03 de março de 2011 Estruturação do trabalho – coleta de materiais informativos

09 de março de 2011 Estudo da revitalização da horta da EMEI Sempre Viva, realizado pelas professoras e diretora

16 de março de 2011 Apresentação do PEV para as crianças e acompanhamento da coleta feita pelo caminhão da Prefeitura

17 de março de 2011 Reunião Geral com pais e responsáveis – apresentação da proposta de trabalho e solicitação de engajamento, colaboração e participação por parte das famílias.

23 de março de 2011 As crianças e professora do Jardim A iniciam a trazer materiais recicláveis de casa para serem colocados no PEV da EMEI Sempre Viva acompanhando o funcionário até o caminhão

24 de março de 2011 Passeio pela ciclovia – abordagem sobre o lixo nas vias públicas e a consciência das pessoas quanto ao destino correto do lixo – fala de moradores e percepção das crianças – neste primeiro momento o registro foi feito com fotos.

25 de março de 2011 Exposição a todo o grupo de trabalho da EMEI Sempre Viva do Projeto de Educação Ambiental, utilizando-se de ferramentas audiovisuais, slides, fotos e vídeos

30 de março de 2011 Entrega dos materiais no PEV, turmas Maternal 2 e Jardim A – presença da Cris do Meio Ambiente

31 de março de 2011 Contação de História – Festa na Floresta de Léia Cassol e Vitor Siegle – sensibilização para trabalho com a composteira

1º de abril de 2011 Passeio pelas vias que conduzem até o arroio que passa próximo a EMEI Sempre Viva – registro em vídeo das condições das ruas, situação do lixo, cães soltos e depoimento de moradores e catador, além da grande quantidade de lixo nas margens do arroio e esgoto doméstico sendo jogado diretamente na água

04 de abril de 2011 Distribuição de lixeiras para separação de lixo nas salas de aula

05 de abril de 2011 Envio de questionário e convite para revitalização da horta da EMEI Sempre Viva para as famílias dos alunos do Jardim A

06 de abril de 2011 O número de famílias envolvidas na separação do lixo e comprometidas com o envio de lixo seco para o PEV quadriplicou

Entrevista das crianças do Jardim A com as funcionárias da limpeza da EMEI Sempre Viva – questões referentes a organização do ambiente e auxilio à melhoria da situação do tratamento do lixo

Aquisição de baldes para a construção da composteira na EMEI Sempre Viva

07 de abril de 2011 Envio de questionário e convite para revitalização da horta da EMEI Sempre Viva para as famílias dos alunos das turmas de M1, M2 e M3

30 de abril de 2011 Encontro com as famílias para construção da sementeira, confecção da composteira e revitalização da horta da EMEI Sempre Viva

*

*As atividades estarão sendo desenvolvidas diante dos demais projetos da EMEI Sempre Viva que venham a fazer parte das horas atividades das professoras e do planejamento diário das professoras, reforçando hábitos alimentares e cuidados pessoais através da higiene pessoal.


Doença transmitidas através do lixo (Dengue)

Posse Responsável
Visitação ao Projeto  Dourado; Horto Municipal; Usina de Reciclagem; CEMMA

EFEITOS MULTIPLICADORES


Tendo em vista que a educação é um processo constante de transformação, de aprimoramento do conhecimento e da subjetividade da prática cotidiana, pretende-se que com o decorrer do desenvolvimento das atividades do projeto, as crianças, suas famílias e comunidade escolar venham a praticar a consciência ambiental permanentemente, partilhando dos saberes adquiridos através do exemplo no seu agir diário.

CONCLUSÃO

Com o envolvimento do grupo que compõe a EMEI Sempre Viva no Projeto de Educação Ambiental, com paixão pelo cuidado com o outro e com o meio estaremos contagiando a todos com uma avaliação permanente de suas atitudes, transformando, através de pequenos gestos o espaço ao qual estamos inseridos, respeitando a todos em sua singularidade e primando pelo bem estar de todos refletindo no pleno exercício da cidadania.