sábado, junho 1

CONAE 2014:Momento de discussão e estudo para a construção do Plano Nacional de Educação

Na tarde desta última sexta-feira, momento de reunião pedagógica,  as EMEIs Arco-Íris, Santo Antônio e Sempre Viva  iniciaram a discussão dos eixos que fazem parte do documento referencia da Conferência Nacional de Educação (CONAE)  e pode ser acessado no link abaixo, momento bastante significativo a aprtir das contribuições trazidas pelo grupo dos profissionais da educação.
                                      http://conae2014.mec.gov.br/images/pdf/doc_referencia.pdf



A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central, conforme prevê o Documento-Referência, O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
Convocada pela Portaria n.º 1.410, de 03 de dezembro de 2012, a CONAE/2014 possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.
As conferências nacionais de educação são coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), conforme estabelece a Portaria MEC n° 1407, de 14 de dezembro de 2010.
A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos — profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.
Assim, por meio da CONAE de 2014, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o MEC buscam garantir espaço democrático de construção da qualidade social da Educação Pública.



















































Um comentário:

  1. Parabéns pelo envolvimento,participação,estudo e empenho de todas vocês profissionais nas discussões dos eixos da Conferência Nacional de Educação.
    Nossa! Estas fotos dizem muito! Anatéia e Regina

    ResponderExcluir