“Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas
conforme plano de ação vigente para recuperação da carga horária.
Olá Famílias!!!
(semana 16 a 20 de novembro)
Como vocês estão? Esperamos que estejam bem e com saúde!! Para essa semana, que tal transformar os pequenos em artistas??
Entre riscos e
rabiscos, o começo da aventura!!!
Os rabiscos ganham
complexidade conforme os pequenos crescem e, ao mesmo tempo, impulsionam seu
desenvolvimento cognitivo e expressivo. No início, o que se vê é um emaranhado
de linhas, traços leves, pontos e círculos, que, muitas vezes, se sobrepõem em
várias demãos. O desenho acompanha o desenvolvimento dos pequenos como uma
espécie de radiografia. Nele, vê-se como se relacionam com a realidade e com os
elementos de sua cultura e como traduzem essa percepção graficamente.
Toda criança desenha. Pode ser
com lápis e papel ou com caco de tijolo na parede. Agir com um riscador sobre
um suporte é algo que ela aprende por imitação - ao ver os adultos escrevendo
ou os irmãos desenhando, por exemplo. A primeira relação da meninada com o
desenho se dá, de fato, pelo movimento: o prazer de produzir um traço sobre o
papel faz agir. A criança experimenta, por exemplo, desenhar nas paredes ou no
chão e se interessa pelo efeito de diferentes materiais e formas de
manipulá-los, como pressionar o marcador com força e fazer pontinhos.
(Texto adaptado da revista: Nova escola)
Objetivo:
Experienciar
com tintas e materiais riscantes, desenvolvendo a autonomia de escolha e
manipulação.
Nossa proposta é que sejam
disponibilizado materiais riscantes (sugestões: carvão vegetal, giz de cera, canetinhas hidrocor, tinta,
pincéis... entre outros) e um
espaço para o desenho. Em nosso kit estamos enviando alguns materiais
para dar suporte para a atividade (papel pardo, 1 folha de oficio branca e
alguns materiais riscantes), com estes materiais auxilie a criança a explorar e
incentive a “criar” os seus primeiros rabiscos, pode ser com o giz de cera ou
até mesmo pintando com os dedinhos. Pedimos que a folha de ofício retorne
para a escola no dia 24 de novembro para anexarmos a obra de arte no portfólio
do pequeno!!
Nós não podemos impor limites a bagunça e nem achar que a obra vai ficar contida dentro das margens do papel. Pelo contrário. O importante é promover a experiência e não interferir na “confusão”. O principal cuidado é com os materiais e ficar de olho para evitar que a criança leve o material a boca.
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