segunda-feira, março 15

CAIXA DE CORES

 

 


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SEMPRE VIVA

Rua Eugênio Nelson Ritzel, 860 - Rio Branco - Campo Bom/RS Fone: 51-3597 4414

Email: sempreviva@campobom.rs.gov.br     Blog: http://emeisempreviva.blogspot.com

                               Campo Bom, 15 até 19 de março 2021.

ATIVIDADE REMOTA:

CAIXA DE CORES

Olá queridos amigos do N2 A E B!


As profes Alice, Jocasta e a Gabrieli estão com muitas saudades de vocês, mas sabemos da importância deste momento de ficarmos em casa, para que todos nós possamos cuidar da nossa saúde e de quem nós amamos! Esperamos que em breve possamos estar juntos. Queremos que as famílias se alegrem juntas, aprendam e tenham vínculo com a escola neste momento em que estamos distantes.

Esta semana nós vamos conhecer as cores primárias. Para isso peço ajuda da família para executar essa tarefa.

Objetivos: · Conhecer as cores e identificá-las. · Reconhecer as cores primárias. · Ampliar a percepção visual, atenção e memória.

 

 Caixa das cores primárias.






Como as crianças aprendem as cores?

Desde que nasce, o bebê vê o mundo em cores. Tudo o que compramos tem alguma cor. Ainda que veja tudo colorido, porém, a partir do primeiro ano é que o bebê começa a fazer várias descobertas. Ao começar a andar o bebê adquire autonomia para explorar o mundo. Seus brinquedos de pegar, os jogos de empilhar e encaixar objetos tem cores fortes que chamam sua atenção. No entanto, ainda não é capaz de identificar cores. Então, como as crianças aprendem as cores?

Como as crianças aprendem as cores?

O processo de aprendizagem das cores segue três fases:

1. A criança é capaz de perceber as cores sem distingui-las.

2. Distingue as cores e reconhece que são diferentes. Ao repetir o nome de uma cor e mostrar-lhe objetos que contenham a mesma cor, aprenderá a distingui-las.

3. É capaz de comparar e relacionar dois objetos da mesma cor, graças ao processo natural evolutivo de amadurecimento cognitivo.

 

Atividade:

Para isso peço a ajuda da família para elaborar a atividade da semana. A sugestão das professoras: peguem uma caixa, independe do tipo, pode ser papelão, plástico, madeira, etc. Depois coloquem objetos com essas cores: vermelho, amarelo e azul. Podem ser brinquedos, retalhos de tecido, ou qualquer outro objeto que a criança possa manipular. O adulto começa pegando um objeto, mostra a criança e pergunta: que cor é essa? Ou pode começar dizendo: olha que linda essa cor é azul (vermelho, amarelo). Podem repetir várias vezes enquanto a criança demonstrar interesse. Da mesma forma podem fazer com objetos da casa, questionando a criança sobre a cor e falando qual é. Mas no começo o recomendado que sejam essas três cores para que a criança consiga fixar melhor.

A outra parte da atividade é um vídeo para a família assistir que fala das cores. Na sequência está o link:

https://www.youtube.com/watch?v=qOfeNYvq0mU

BOA DIVERSÃO!!!

 As atividades estarão disponíveis no blog e facebook da escola. E deverão ser registradas com fotos desses momentos de interação das crianças com as atividades propostas e podem ser encaminhadas para o whatsapp da turma.

Estamos com saudades, logo tudo isso passará e estaremos juntos novamente.

Um grande abraço das Profes Alice, Jocasta e Gabrieli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário