Rua
Eugênio Nelson Ritzel, 860 - Rio Branco - Campo Bom/RS Fone: 51-3597 4414
Email:
sempreviva@campobom.rs.gov.br Blog: http://emeisempreviva.blogspot.com
Campo Bom, 15
até 19 de março 2021.
ATIVIDADE REMOTA:
CAIXA DE CORES
Olá queridos amigos do N2 A E B!
As profes Alice, Jocasta e a Gabrieli
estão com muitas saudades de vocês, mas sabemos da importância deste momento de
ficarmos em casa, para que todos nós possamos cuidar da nossa saúde e de quem
nós amamos! Esperamos que em breve possamos estar juntos. Queremos que as
famílias se alegrem juntas, aprendam e tenham vínculo com a escola neste
momento em que estamos distantes.
Esta semana nós vamos conhecer
as cores primárias. Para isso peço ajuda da família para executar essa tarefa.
Objetivos: · Conhecer as cores e identificá-las. · Reconhecer as cores primárias.
·
Ampliar a percepção visual, atenção e memória.
Caixa das cores primárias.
Como as
crianças aprendem as cores?
Desde que nasce, o bebê vê o mundo em cores. Tudo o
que compramos tem alguma cor. Ainda que veja tudo colorido, porém, a partir do
primeiro ano é que o bebê começa a fazer várias descobertas. Ao começar a andar
o bebê adquire autonomia para explorar o mundo. Seus brinquedos de pegar, os
jogos de empilhar e encaixar objetos tem cores fortes que chamam sua atenção.
No entanto, ainda não é capaz de identificar cores. Então, como as crianças
aprendem as cores?
Como as crianças
aprendem as cores?
O processo de aprendizagem das cores segue três
fases:
1. A
criança é capaz de perceber as cores sem distingui-las.
2. Distingue
as cores e reconhece que são diferentes. Ao repetir o nome de uma cor e mostrar-lhe
objetos que contenham a mesma cor, aprenderá a distingui-las.
3. É capaz
de comparar e relacionar dois objetos da mesma cor, graças ao processo natural
evolutivo de amadurecimento cognitivo.
Atividade:
Para isso peço a ajuda da família para elaborar a atividade
da semana. A sugestão das professoras: peguem uma caixa, independe do tipo,
pode ser papelão, plástico, madeira, etc. Depois coloquem objetos com essas
cores: vermelho, amarelo e azul. Podem ser brinquedos, retalhos de tecido, ou
qualquer outro objeto que a criança possa manipular. O adulto começa pegando um
objeto, mostra a criança e pergunta: que cor é essa? Ou pode começar dizendo:
olha que linda essa cor é azul (vermelho, amarelo). Podem repetir várias vezes
enquanto a criança demonstrar interesse. Da mesma forma podem fazer com objetos
da casa, questionando a criança sobre a cor e falando qual é. Mas no começo o
recomendado que sejam essas três cores para que a criança consiga fixar melhor.
A outra parte da atividade é um vídeo para a família
assistir que fala das cores. Na sequência está o link:
https://www.youtube.com/watch?v=qOfeNYvq0mU
BOA
DIVERSÃO!!!
As atividades estarão disponíveis no blog e
facebook da escola. E deverão ser registradas com fotos desses momentos de
interação das crianças com as atividades propostas e podem ser encaminhadas
para o whatsapp da turma.
Estamos com saudades, logo tudo isso passará e estaremos
juntos novamente.
Um grande abraço das Profes Alice, Jocasta e Gabrieli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário