Olá queridas famílias e queridos alunos! Esperamos
que todos estejam bem e se cuidando. Estamos com muitas saudades! Logo tudo isso passará e estaremos
juntos novamente.
Nesta semana nós
vamos trabalhar as emoções através das cores com o livro “O mostro das cores”. A
proposta do livro é trabalhar as emoções, buscar o equilíbrio e utilizar o
afeto como exercício, para falar, enfrentar medos e raivas, e conseguir
desfrutar dos sentimentos mais positivos, como alegria e amor. Na história, de
acordo com a autora Anna Llenas, cada cor simboliza um sentimento que ajuda o
“Monstro” a administrar as suas emoções: alegria
(amarelo), tristeza (azul), raiva (vermelho), medo (cinza), calma (verde) e amor
(rosa).
Objetivos da atividade: Trabalhar as emoções e sentimentos através das cores. Desenvolver a coordenação motora fina. Estimular a linguagem oral e visual, a percepção e a criatividade.
Primeiro vamos assistir o vídeo da história “O monstro das cores” de Anna Llenas.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1LsO0-MS08c
A família também pode contar a história a partir do livro.
Disponível em: https://pt.slideshare.net/pamnunes944/o-monstro-das-cores
Para finalizar,
vamos fazer “O mostro das cores” com material reciclável.
Antes de iniciar a atividade aproveitem para reler o livro ou assistir o vídeo junto com a criança. Depois falar sobre os sentimentos com a criança. Conversar um pouco sobre a história, os personagens, as cores e quais situações nos causam uma ou outra emoção. É importante que vocês falem para as crianças o que te fazem sentirem alegres, tristes, com medo, com raiva… Quando você o faz, a criança percebe que todos nós sentimos as mais diferentes emoções e que também temos que buscar formas de controlar o que sentimos.
Essa é a oportunidade mais importante no trabalho das emoções com as crianças. É através do diálogo que elas constroem seus conhecimentos sobre o que sentem e aprendem a administrar cada uma das suas emoções e sentimentos.
Material necessário:
·
Pedaço de
caixa de papelão;
·
Canetinhas;
Tintas; Giz de cera;
·
Tesoura;
Como
fazer:
Em um pedaço de papelão, auxiliar
a criança a fazer o desenho do Monstro das cores que ela mais se identificou na
história. Depois peça que a criança decore o Monstrinho conforme a cor
associada ao que está sentindo Alegre, Triste, Raiva, Medo, Calmo.
Depois recortar.
Exemplos:
Não se esqueçam de registrar com fotos, vídeos ou
até mesmo gravar áudios desses momentos de interação das crianças com as
atividades propostas e encaminhar para o Whatsapp das turmas.
Ficaremos muito felizes que compartilhem esses momentos
conosco.
Uma
ótima semana a todos! Um grande abraço, Profes N3-A e B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário